Ação faz parte do processo de elaboração do Currículo Referência do Ensino Médio e da reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas da rede estadual de ensino
Laura Micaele Ribeiro de Souza, 16 anos, chegou cedo e animada no último sábado (21/9) na Escola Estadual Professora Inês Geralda de Oliveira, em Belo Horizonte, onde cursa o 9º ano do ensino fundamental. A estudante, que vai iniciar o ensino médio no ano que vem, fez questão de participar das discussões sobre a construção do novo ensino médio nesse sábado letivo, em que as escolas estaduais de Minas Gerais abriram as portas para a comunidade participar do Dia do Currículo. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) com o objetivo de fomentar o debate para elaboração do Currículo Referência do Ensino Médio e discutir pontos importantes para a reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas da rede estadual mineira.
“Eu acho que foi um momento muito importante para conhecer a proposta e dar nossa opinião”, disse Laura. A estudante do 2º ano do ensino médio Clarissa dos Santos Alves, 17 anos, também acha fundamental a participação dos alunos nesse processo. “Tenho interesse em saber como vai ser feita essa mudança, o que vai acontecer com o currículo que orienta nossos estudos e que pode nos levar à carreira que desejamos”, relatou a aluna.
Laura Micaele participou de grupo de discussão sobre o novo ensino médio, etapa de ensino que ela vai iniciar no próximo ano. Foto: Andréa Hespanha (ACS/SEE)
Na E.E. Prof. Inês Geralda de Oliveira, os professores, pais e alunos presentes foram recebidos com um lanche coletivo e divididos em grupos de discussão, cada um abordava um tema dos itinerários avaliativos e os específicos sobre o novo ensino médio. Em seguida, todos presentes se juntaram para compartilhar as ideias apresentadas nos grupos. O professor Michael Cristiano de Souza, participou do grupo que discutiu sobre violência e formação de grêmio estudantil. “O mais positivo desse tipo de ação é poder construir um currículo dentro da nossa realidade. A gente sai de parâmetros curriculares e vai para currículo, já fazendo o recorte para o nosso estado e a nossa comunidade”, comentou.
Edvâina Ribeiro dos Santos, mãe do João Arthur, aluno 7º ano da escola, também marcou presença no Dia do Currículo. “Eu sempre gosto de participar das coisas da escola do meu filho, estou sempre presente, à disposição da escola. Aqui, temos as portas abertas e é importante a gente poder contribuir”, declarou Edvâina. Para o diretor Frederico Maximiliano Vieira dos Santos, a educação só evolui quando todos abraçam a escola e se sentem responsáveis pelo processo educativo. “A ideia de compartilhar responsabilidades traz um diferencial para gente. Para o pais, é importante entender que tudo que está sendo construído aqui vai impactar diretamente a vida dos filhos deles”, salienta o diretor.
Pais, alunos e professores da E.E. Prof. Inês Geralda participaram do Dia do Currículo. Foto: Andréa Hespanha (ACS/SEE)
Mobilização
Na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a direção e equipe pedagógica organizou diversas atividades para mobilizar e atrair a comunidade escolar para participar do Dia do Currículo. Foram realizadas apresentações de trabalhos interdisciplinares sobre os territórios brasileiro e mineiro e outros projetos desenvolvidos por alunos da unidade. Após o café coletivo, todos os participantes foram divididos em grupos para iniciarem as conversas. As propostas foram apresentadas em seguida em plenária.
Comunidade escolar da E.E. Presidente Arthur da Costa e Silva, em Pouso Alegre, organizou dinâmicas e projetos para envolver comunidade no Dia do Currículo. Foto: Divulgação
Na Escola Estadual Venceslau Brás, no município de Jaíba, no Norte de Minas, os grupos de discussão do currículo realizaram dinâmicas para interagir com a comunidade escolar que compareceu para a contribuir com a construção da proposta.
E.E. Venceslau Brás, de Jaíba, debateu com alunos sobre o novo ensino médio. Foto: Divulgação
Itinerários
O Itinerários Avaliativos é uma ação da SEE que tem como objetivo melhorar e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes da rede. O programa promove a análise de dados e debates para a construção coletiva do diagnóstico dos fatores que influenciam na aprendizagem e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais, tudo isso em uma plataforma digital. Ao longo da execução do programa, as unidades de ensino elaboram seus Projetos Políticos Pedagógicos.
Próximo Passo
Depois de realizado o Dia D, as escolas vão iniciar, na próxima semana, o plano de ação. Nessa etapa, a instituição irá elaborar propostas concretas de ações que visam a melhoria dos pontos priorizados discutidos pela comunidade escolar e que serão executadas no ano de 2020.