Formação é fruto de uma parceria entre a SEE/MG e o Instituto Iungo
Nesta quinta-feira (15/7), profissionais que atuam no ensino médio em escolas públicas e privadas de Minas Gerais poderão acompanhar o primeiro de uma série de webinários que irão debater o Novo Ensino Médio em Minas Gerais. A live de lançamento do “Ciclo de Formações Nosso Ensino Médio” terá como tema “O Ensino Médio em Minas Gerais: Currículo Referência e Formações”. O evento virtual terá início às 17h e pode ser acompanhado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=T50bB1t56-M.
A formação, ofertada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores, é resultado de uma parceria com o Instituto Iungo. O objetivo é promover diferentes estratégias formativas para educadores, gestores e equipe pedagógica das escolas e analistas educacionais, que contribuam para a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino em 2022.
Ao todo, serão realizados nove webinários, intercalados com a disponibilização de cursos autoformativos, que serão realizados na Plataforma Nosso Ensino Médio. As formações pretendem contribuir para que educadores e gestores da rede estadual de ensino se apropriem das mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio para implementá-las da melhor forma em suas unidades escolares.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio foi construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da educação básica. Sua implantação está prevista para iniciar em 2022.
Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio - homologado em Minas Gerais em abril deste ano - é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdo que se relaciona com seus interesses.
O documento foi elaborado por uma equipe de redatores, selecionados em 2019 pela SEE/MG e a Undime-MG, formada por educadores com vasta experiência na rede de ensino pública estadual e municipal. Eles tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, para a construção do Currículo Referência, também foram feitos momentos de escuta dos estudantes e a realização de uma consulta pública.
Buscando agregar no documento experiências de diversas áreas do conhecimento, a SEE/MG e a Undime-MG convidaram instituições de ensino superior para fazerem a leitura crítica da versão preliminar do Currículo Referência de Minas Gerais. Com isso, a versão final do documento foi enriquecida com os olhares e saberes de outros atores importantes, os profissionais acadêmicos que formam os professores da educação básica.