Agenda acontece em São Paulo e vai até sábado (7/3)
Teve início nesta quinta-feira (5/3), em São Paulo, o primeiro encontro do ano da Frente Currículo e Novo Ensino Médio. O objetivo da reunião é debater a construção dos novos currículos desta etapa de ensino. Pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) participam da agenda a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria, a assessora da Subsecretaria e coordenadora da elaboração do currículo do Ensino Médio de Minas Gerais, Iara Viana, e a coordenadora da Educação Profissional, Patrícia Abate.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e contou com a parceria do Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna.
Para Geniana Faria, “o encontro está trazendo para o debate pautas estratégicas e de extrema importância para o processo que envolve a elaboração e implementação do Currículo do ensino médio. É uma oportunidade de trocar experiências com os demais estados e compartilhar ideias”, destaca a subsecretária.
Currículo do Ensino Médio
Em Minas Gerais, a construção do Currículo Referência do Ensino Médio teve início em 2019. Foram selecionados, pela SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG), 18 redatores. Eles são educadores que possuem vasta experiência na rede de ensino pública estadual e municipal e tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
A elaboração do Currículo já teve diferentes fases. No ano passado, foi realizada consulta pública à versão preliminar do documento, que contou com a participação de toda comunidade escolar. Além disso, estudantes do ensino médio participaram do “Dia do Currículo” e responderam ao Questionário de Escuta para um Novo Ensino Médio. Foi um momento de reflexão e engajamento que registrou a participação de 798 municípios, 3.571 escolas e 151.415 respostas ao questionário.