Ano letivo terá início na próxima segunda-feira (10/02)
Desde a última segunda-feira (03/02), as escolas da rede estadual de ensino estão se organizando para o início do ano letivo, que acontece na próxima segunda-feira (10/02). Chamada de “Semana de Planejamento Escolar”, as unidades utilizaram o período para discutir as ações que serão implementadas nas escolas, o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e seus Projetos Político Pedagógicos (PPPs).
“É a primeira vez que temos no calendário uma semana inteira dedicada ao planejamento e formação dos professores. Disponibilizamos material de apoio, com planos de curso e a organização do currículo de cada componente para que os professores consigam pensar seus planos de aula tendo o cuidado de contemplar o CRMG”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Faria.
Para auxiliar na organização da semana, a SEE/MG encaminhou para as escolas o Currículo Referência de Minas Gerais organizado por bimestre (do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). O material é a primeira versão da organização curricular que será acompanhada e revisada ao longo do ano de 2020.
Reta final de preparação
Na Escola Estadual Senador Eduardo Amaral, no município de Estiva, no sul de Minas, já está quase tudo pronto para o início do ano letivo. “Foi uma semana maravilhosa. Repassamos as orientações para os novos professores, estudamos o calendário pedagógico e cada professor já sabe a sala que vai receber seus alunos. Foi um tempo muito bom para esse planejamento”, conta a diretora da escola, Camila Vânia Borges. Na unidade de ensino são atendidos cerca de 400 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
O Currículo Referência de Minas Gerais também foi discutido. “Na quarta-feira, nos reunimos para fazer o planejamento em cima do documento. O objetivo é que os professores o conheçam bem. Também já fizemos o planejamento do primeiro bimestre tendo como base o Currículo. O CRMG ficou bem melhor para gente trabalhar. Está mais claro e nítido”, conclui Camila.
Formação do Currículo Referência de Minas Gerais
A orientação da SEE/MG foi que durante três dias dessa semana fossem realizadas as oficinas do Currículo. Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo as redes municipais e estadual se reuniram para participar de oficinas que foram repassadas posteriormente para as escolas.
“Com essa ação garantimos que os educadores das duas redes fossem formados para implementar o currículo. Todas as nossas escolas receberam a capacitação”, afirma a diretora educacional da SRE, Andreia Rodrigues da Silva Oliveira.
Revisão do PPP e elaboração dos Planos de Ação
Em 2020, as escolas também irão realizar, no mês de fevereiro, a revisão do Projeto Político Pedagógico e, em março, a aprovação do documento em Assembleia Escolar com a participação do Colegiado e de toda comunidade escolar.